terça-feira, 26 de abril de 2011

Dos mistérios I


Hamlet: Vai prum convento. Ou preferes ser geratriz de pecadores? Eu também sou razoavelmente virtuoso. Ainda assim. Posso acusar a mim mesmo de tais coisas que talvez fosse melhor minha mãe não me ter dado à luz.

Ofélia: Oh, céu clemente, ajudai-o!

Hamlet: Como você se pinta! Deus te deu uma cara e você faz outra. E você ondula. Vai embora - chega - foi isso que me enlouqueceu. Prum bordel - vai!

(Hamlet- Ato III.)

Caro H.

Sim, eu continuei cantando. Tal qual sereia.

Tivestes tanto medo de afundar-te em mim, que acreditasses num maternal delírio gertrudiano de beleza e morte e flores e limpidez.

Assim, da boca da tua mãe, soubeste-me. E aquela era água lodosa...

Ah, Homem!

Aquele mergulho antes de ser indefinição de minha identidade, foi necessidade tua. Para que não te assustastes com a megera que eu te devoraria nas noites em que suas.

Meu nome H., também é loucura!

4 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

E como sou Ofélia às terças, quintas e sábados...obrigada por me dar voz. ;-)

Alexandre Henrique disse...

Adorei o jeito que S. colocou dilema de Ofélia junto com o dilema das sereias. Aos desavisados mergulhadores, encontraram no lodo desilusão e morte. É afinal é a vida de Ofélia .

Marcantonio disse...

Uma paráfrase insubmissa para Ofélia. Pobre Hamlet! Já tendo que lidar com um fantasma e eis que lhe surge outro. Teve medo ele? O coitado envolto em seu projeto de vingança, absorvido pelas relações obscuras entre amor e poder, ainda teve tempo de esboçar um tardio arrependimento: -"É uma bela idéia repousar entre as pernas das moças." Mas o dever maior o chamava! Rs. Dever ou não dever era a questão.

Bem, mas foi a descrição da Rainha que acabou prevalecendo no registro dos pintores. A de Delacroix ainda tem a mão no galho (insinuação fálica?).

Mas, mudei de idéia. Não é Ofélia evocada pelo banner: é um ser que emerge, sim sereia, cuja face atinge a superfície primeiro, flutuando como uma ninféia sedutora, convidando para o mergulho nos líquidos lençóis de um irresistível, e talvez fatídico, himeneu. Rs.

Beijo.

S. disse...

poeta, então Delacroix deve acreditar na asseptica versão do descuido. Ah, os artistas... rsrsr. Fatal é não mergulhar.
Xande, nem sempre lodo, mas para alguns de preferencia assexuada (blé p os românticos).
amada, divideremos flores e lapsos, fico c as quartas e sextas. domingo é dia do santo. rsrsrrsr

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...